Dream_Vacation

Os 10 melhores livros sobre dinheiro que você precisa ler

Neste artigo irei apresentar os 10 melhores livros sobre dinheiro e negócios que li ao longo da minha vida. Os livros não estão listados em ordem de importância, mesmo porque seria impossível analisar qual o mais relevante (todos são excelentes).

Cada um dos listados foi responsável por me passar ótimos ensinamentos, mudar minha forma de pensar e, principalmente, de agir no que tange os assuntos dinheiro e negócios.

Veja a lista abaixo e entenda porque você precisa ler estes livros:

1# Pai Rico Pai Pobre

pai rico pai pobre

O livro Pai Rico Pai Pobre, de autoria do milionário americano Robert Kyosaki, virou uma lenda quando o assunto é educação financeira.

Kyosaki nasceu em uma família de classe média no Havaí. Seu pai biológico (o qual ele chama de “pai pobre”) era funcionário público e, embora fosse um homem muito inteligente e honesto, nunca atingiu a liberdade financeira.

Seu “pai rico” era um comerciante local, pai do melhor amigo de Robert, que foi acumulando grande riqueza ao longo da vida, chegando a se tornar o homem mais rico do Havaí.

Através de ensinamentos simples, este homem foi o responsável por instruir Kyosaki nos assuntos relativos ao dinheiro.

Focado em desenvolver uma mentalidade empreendedora nas pessoas, Robert usa sua história pessoal para dar valiosas lições de como os ricos educam seus filhos para atingirem o sucesso financeiro.

2# Alocação de Ativos

alocação de ativos

O livro Alocação de Ativos, escrito pelo economista Henrique Carvalho, é a melhor publicação escrita em português sobre um assunto de muita importância para quem pretende investir bem seu dinheiro: a alocação de ativos.

Para que você tenha ideia da importância deste assunto, segundo pesquisas americanas o sucesso de uma carteira de investimentos no longo prazo se deve em 90% das vezes a alocação feita pelo investidor e somente em 10% ao momento escolhido para investir.

Com uma linguagem simples e descomplicada, Henrique nos mostra dados interessantes como o fato de que 66% dos fundos de investimento não conseguem ganhar do índice Bovespa, apesar de toda uma equipe de especialistas dedicados a essa tarefa, e como devemos fazer para planejar nossos investimentos e deixá-los em piloto automático.

O foco do livro é ensinar o leitor a investir seu dinheiro de maneira a garantir rentabilidade, segurança e, o mais importante, tempo livre!

Caso esteja interessado em ter acesso a uma amostra grátis do livro, clique no link abaixo:

Alocação de Ativos.

3# Os Segredos da Mente Milionária

segredos da mente milionária

Adoro este livro!

Escrito por Harv T. Eker, milionário americano, a publicação fala sobre as diferenças na forma de pensar dos ricos em comparação com as pessoas comuns.

No começo do livro, o autor conta um pouco de sua história pessoal, recheada de fracassos, e do fato de como tudo mudou depois de substituir suas crenças negativas relativas ao dinheiro por ideais positivas.

De caráter doutrinário (por várias vezes o autor pede para que você repita em voz alta frases como “Eu tenho uma mente milionária”), Os Segredos da Mente Milionária traz uma série de ensinamentos sobre dinheiro e mentalidade rica.

Gostei tanto do livro que já escrevi dois artigos para o Você MAI$ Rico baseados inteiramente nele:

4 focos para a riqueza,

7 crenças negativas que te impedem de ficar rico (e como mudá-las).

4# Trabalhe 4 Horas por Semana

trabalhe-4-horas-por-semana

Alguns dos maiores nomes do empreendedorismo digital da atualidade (incluindo eu, rs) listam este livro como de leitura obrigatória.

Este não é só um livro que fala sobre dinheiro e negócios, mais sim um livro sobre estilo de vida.

Se o seu sonho é escapar da rotina, viajar pelo mundo, ter uma renda mensal de 5 dígitos ou simplesmente trabalhar menos e viver mais, esse é o livro que você precisa.

De modo interativo e irreverente, o autor Timothy Ferriss mostra como conseguiu ganhar fortuna e automatizar seu negócio de maneira a ter que trabalhar apenas 4 horas por semana (por isso o título do livro).

Sem a obrigação de trabalhar, Tim Ferriss usou seu tempo livre para realizar uma série de feitos impressionantes:

– Tetracampeão mundial de vale tudo;

– Recordista mundial de Tango (título conquistado na Argentina);

– campeão nacional de kick boxing na China;

– Linguista aplicado em japonês, chinês, alemão e espanhol;

– Dançarino de break da MTV de Taiwan;

– Ator de séries televisivas de destaque na China;

– Apresentador de TV na Tailândia e

– Escritor de Best Sellers de sucesso mundial (Trabalhe 4 horas por semana foi o primeiro deles).

Posso dizer que o primeiro lampejo da criação do Você MAI$ Rico se deu em 2008, quando tinha 20 anos e li este livro pela primeira vez (para saber mais da influência deste livro em minha vida, leia a página Sobre do site).

5# Como Investir em Imóveis

como investir em imóveis

Como toda pessoa rica tem imóveis, desde muito cedo decidi pesquisar sobre investimentos imobiliários e quais as melhores maneiras de lucrar neste setor.

Posso dizer que o livro Como investir em Imóveis foi, ao mesmo tempo, à publicação que mais me ensinou sobre o assunto e o melhor investimento que fiz nos últimos anos (graças a informações contidas no livro economizei mais de R$ 15.000 em taxas para vender meu imóvel).

O autor Leandro Ávila, especialista em imóveis, mostra as diversas formas de investir neste mercado, mostrando todos os custos envolvidos, os macetes para realizar uma boa compra e os cuidados que devemos ter para não transformar o sonho de comprar um imóvel em um verdadeiro pesadelo.

Como o investimento em imóveis tem como característica as altas quantias envolvidas, aconselho entusiasticamente a leitura deste livro, que representa um pequeno “custo” (na verdade, eu vejo como investimento) capaz de gerar grandes benefícios em qualquer negociação imobiliária.

Se estiver interessado em mais informações sobre o livro, clique no link abaixo:

Como investir em imóveis.

6# Os Axiomas de Zurique

axiomas de zurique

Você já parou para pensar na Suíça? Em como um país minúsculo, sem litoral, que não possui um solo produtivo e nem reservas de minério, petróleo ou carvão pode se tornar um dos locais de maior renda per capita do mundo?

No livro Os Axiomas de Zurique você vai descobrir como o modo de pensar dos suíços foi capaz de gerar esse resultado notável.

Escrito por Max Gunther, jornalista e filho de um banqueiro suíço, o livro revela as regras usados por um grupo de investidores suíços para ganhar fortunas no período pós 2° Guerra, minimizando os riscos enquanto os lucros aumentavam.

Com 12 axiomas (leis que não podem ser provadas) maiores e 16 secundários, o leitor tem acesso a um modo de pensar sobre dinheiro totalmente novo, e por vezes contrário ao senso comum.

Para adquirir uma noção dos axiomas, recomendo a leitura do artigo:

12 conselhos dos banqueiros suíços para melhorar seus investimentos.

7# Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

casais intelig enriquecem juntos

O livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos é um dos grandes sucessos do consagrado autor Gustavo Cerbasi.

Esta publicação aborda as finanças de maneira original, mostrando o tema sob o enfoque de um casal.

De leitura fácil e agradável, o livro ensina como identificar perfis financeiros, o resultado da combinação dos diferentes perfis (essa parte é ótima!), como planejar as finanças em conjunto e aspectos básicos sobre investimentos e economia.

Leitura ideal para qualquer casal de qualquer idade.

Já escrevi um artigo, com foco nos perfis financeiros, inspirado por este livro. Para ter acesso, clique no link abaixo:

Casamento, céu ou inferno financeiro.

8# A Nova Regra do Jogo

a nova regra do jogo

Li esse livro pela primeira vez quando o nome ainda era A Regra do Jogo, no ano de 2007, e já achei muito bom. Com o passar do tempo o autor, Rafael Paschoarelli, atualizou sua publicação deixando o conteúdo ainda mais completo.

A Nova Regra do Jogo nos mostra as diversas armadilhas presentes no “jogo” do dinheiro, e como os bancos, lojas e outros estabelecimentos se aproveitam da falta de informações das pessoas para aumentar seus lucros.

Segundo Rafael, a grande maioria das pessoas é leiga quando o assunto é dinheiro, e a consequência direta disto é não saberem se proteger de negociadores inescrupulosos.

A exemplo do que comentei sobre o Ebook Como Investir em Imóveis, A Nova Regra do Jogo é outro livro que me gerou economia ao longo dos anos.

9# Sonho Grande

sonho grande

Este livro mostra a trajetória do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, desde a juventude até o presente.

Junto com seus dois sócios, Beto Sicupira e Marcel Telles, Jorge Paulo Lemann revolucionou o capitalismo brasileiro, transformando a cervejaria AB InBev (antiga InBev, que antes era a Ambev, que no começo era a Brahma) na maior do mundo.

Donos de uma modelo de gestão atuante, focado em meritocracia e competitividade, o triunvirato ganhou fama mundial por comprar 3 ícones americanos, a cervejaria Anheuser-Busch, dona da marca Budweiseir; a rede de fast food Burguer King e a marca de alimentos Heinz.

Sonho Grande é, ao mesmo tempo, um livro de negócio que mostra os acertos e erros na vida empresarial destes 3 homens de sucesso e uma leitura muito agradável e inspiradora.

10# O Investidor Inteligente

investidor inteligente

Publicado pela primeira vez em 1949, o Investidor Inteligente é um livro que continua atual e extremamente útil para quem pretende investir em mercados sujeitos a especulação.

O autor, Benjamin Graham, formulou uma lógica e rigorosa disciplina de investimento em ações e títulos do governo, focada na interpretação do valor real de um ativo financeiro, o qual ele define como valor intrínseco.

Graham nos ensina a tirar proveito dos movimentos dos mercados especulativos, que geralmente caminham entre o otimismo desmedido e o pessimismo profundo, sem que façamos parte da manada de investidores que estarão indo na direção errada.

O mais famoso discípulo de Graham é o mega investidor Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo. Segundo Buffet, a lógica ensinada por Graham foi um dos pilares responsáveis por seu sucesso financeiro.

Embora seja muito instrutiva, esta é uma publicação mais pesada. A edição em português tem mais de 600 páginas e inúmeras notas de rodapé e comentários.

Em comparação com todas as outras da lista, é a mais difícil de ser lida, mas vale a pena, sobretudo para quem investe em ações.

Conclusão

Sou um fã incondicional da leitura, através dela temos acesso ao conhecimento acumulado ao longo de toda a história da humanidade. Pode ter certeza que lendo estes livros você estará aprendendo com os melhores.

Recapitulando, os 10 livros que você precisa ler são:

1# Pai Rico Pai Pobre

2# Alocação de Ativos

3# Os Segredos da Mente Milionária

4#Trabalhe 4 Horas por Semana

5# Como Investir em Imóveis

6# Os Axiomas de Zurique

7# Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

8# A Nova Regra do Jogo

9# Sonho Grande

10# O Investidor Inteligente

Já disse em outros artigos e repito, não existem gastos com educação, apenas investimentos. Lembre-se que a quantia investida nestes livros é irrisória perto do conhecimento que será adquirido.

Um livro de dezenas de reais pode transmitir ensinamentos capazes de gerar milhares (às vezes milhões) de reais a mais para o leitor que assimilar o que foi passado.

 

Fonte: http://vocemaisrico.com/

0 comentários em “Os 10 melhores livros sobre dinheiro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previsão do Tempo:

PUBLICIDADE

Enquete

Qual o estilo musical que você mais gosta de ouvir na Abaúna FM 105.9?

Ver resultados

Loading ... Loading ...